MEI: conheça nove perfis de consumidores para aumentar as vendas no Dia dos Pais

Sebrae Rio elabora descrição dos tipos mais comuns de consumidores dispostos a comprar presente na data, para ajudar empreendedor a incrementar resultados

Para o comércio varejista, o Dia dos Pais, que será celebrado em 13 de agosto, é uma data importante para as vendas. Para ajudar o empreendedor a incrementar o faturamento nesta época, o Sebrae Rio elaborou a descrição de nove tipos de consumidores dispostos a comprar presentes na data.

De acordo com o Sebrae, para aproveitar melhor a data, com o objetivo de atrair novos clientes, fidelizar os antigos e aumentar o faturamento, o empreendedor precisa estar por dentro das tendências do mercado, entendendo como personalizar e quais estratégias usar no período.

Margareth Carvalho, gerente de Conhecimento e Competividade do Sebrae Rio, ressalta que nos últimos anos, houve uma mudança na relação entre pais e filhos, que vêm buscando algo que reforce a conexão entre eles. Ela avalia que o mercado também vem mudando sua forma de oferecer produtos e serviços.

“Para vender mais, é preciso conhecer melhor os seus clientes, investir em estratégias digitais e saber como eles se comportam em relação ao que buscam e ao que consomem”, comenta.

Confira os nove perfis

Para orientar os donos de pequenos negócios, o Sebrae Rio listou os perfis de pais para que o empreendedor possa definir as melhores estratégias para vendas.

Pai Executivo – Gosta de se vestir bem e usufruir de bons serviços. O setor de moda deve estar atendo a este perfil, podendo vender diversos produtos como roupas e acessórios. Produtos de beleza e de bem-estar, serviços de massagens e day spa, presentes como livros e cursos também podem ser opções.

Pai natureza – Curte atividades ao ar livre para viver experiências com momentos em família ou mesmo sozinho. Ele gosta de praticar trilhas e de acampar e busca acessórios atrelados a essas atividades. Também pode ser presenteado com produtos de cuidado com corpo, pele e cabelos para ambientes externos, sob forte influência do sol e da chuva.

Pai esportista ou fitness – Leva uma vida com foco na saúde e no bem-estar. Trata-se de um estilo de vida que envolve toda uma gama de itens e acessórios de treinos de esporte, alimentação saudável, vestuário adequado e equipamentos de suporte para treinos.

Pai tecnológico – É muito importante acompanhar as inovações de equipamentos e softwares tecnológicos. Com o boom de inovações é importante se atentar às promoções para conseguir os melhores preços do mercado, além de ficar atento à qualidade e experiência que pode ser proporcionado conforme o interesse do presenteado.

Pai mestre-cuca – Invista em artigos de cozinha com maior valor agregado e proporcione experiências imersivas para pais que gostem de cozinhar. Livros e cursos livres podem ser opções.

Pai clássico – Para o comércio, o pai clássico é um coringa. Itens básicos da rotina são priorizados por esse público, como peças de vestuário e itens de perfumaria, vinhos mais elaborados, um almoço em um lugar especial.

Pai cervejeiro – Para agradar esse grupo de pais, é importante investir em novas experiências dentro do nicho, buscando não apenas por cervejas, mas acessórios e cursos que o ajudem a conhecer e aproveitar mais sobre o tema.

Pai cinéfilo – Para o empreendedor é importante conhecer aquilo que anda em alta na indústria cinematográfica e investir em produtos colecionáveis, assinaturas para streamings entre outros artigos e serviços que possam compor a carta de itens para agradar esse pai que adora se aventurar ao consumir esse universo.

Pai mãos à obra – A melhor estratégia é caprichar em combos e kits de ferramentas e utensílios para produzir peças e fazer reformas, além de cursos que podem ajudar na descoberta de hobbies.

Fonte: Fenacon