Receita Federal alerta para golpe do financiamento ou empréstimo; saiba como se proteger

Golpistas enviam notificação pelos Correios e exigem pagamento de imposto para facilitar transações com bancos.

Criminosos estão usando os Correios para aplicar um novo tipo de golpe. Segundo o alerta da Receita Federal, eles têm enviado notificações falsas, em nome do órgão, para pessoas que fazem negociação de empréstimos ou financiamentos com bancos, exigindo pagamento de imposto para “facilitar” essas transações.

A Receita Federal explicou que o crime é praticado da seguinte forma: por meio dos Correios, quadrilhas especializadas enviam um documento, com marca da Receita Federal, para pessoas que estão fazendo negociações com instituições financeiras.

Então, os criminosos alegam que o crédito só “será desbloqueado” com o pagamento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Para praticar o golpe, os criminosos usam notificações e documentos de arrecadação falsos. Assim, de acordo com a Receita Federal, induzem a vítima a pagar taxas inexistentes para a suposta liberação do dinheiro.

A Receita Federal alerta, ainda, que o documento falso enviado pelos criminoso contém dados bancários para depósito e assinatura também fraudulenta.

Segundo a Receita Federal, o recolhimento do IOF é feito exclusivamente por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Além disso, a cobrança e o recolhimento são efetuados pelo responsável tributário, ou seja, pela instituição financeira que concede o crédito ao cliente, não pela Receita Federal .

Fonte: Fenacon