A Câmara dos Deputados deve votar ainda nesta semana o pedido de urgência para o Projeto de Lei 1087/2025, que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para pessoas físicas que ganham até R$ 5 mil por mês. A decisão foi tomada por líderes partidários durante reunião realizada na Casa.
O texto propõe uma reformulação nas faixas de tributação do IR e prevê que os custos da nova política de isenção — estimados em cerca de R$ 26 bilhões — sejam compensados por meio da taxação de contribuintes de alta renda. A principal mudança nesse sentido será a cobrança de uma alíquota mínima de 10% sobre lucros e dividendos recebidos por pessoas físicas de empresas.
O projeto é tratado como prioridade pelo governo federal e deputados da base aliada defendem a tramitação acelerada da proposta, argumentando que a ampliação da faixa de isenção pode estimular a economia de forma imediata, ao aumentar a renda disponível da população e impulsionar o consumo interno.
A expectativa é que o plenário da Câmara vote o pedido de urgência nesta quarta-feira (20), o que permitirá a análise direta do texto sem passar pelas comissões. A votação do mérito, porém, deve ocorrer apenas na semana seguinte.
Com informações das agências Câmara e O Globo