Especialistas em finanças dão dicas sobre como encontrar a melhor opção de pagamento
O limite de crédito oferecido é o fator determinante para sete em cada dez brasileiros na hora de escolher um cartão, segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Bain & Company. Mas, de acordo com especialistas em finanças, esse critério está longe de ser a mais adequado. Para ajudar os leitores, o EXTRA reuniu dicas sobre como escolher a melhor opção de acordo com seu perfil de uso.
Para André David Marques, diretor da Bradesco Cartões, os benefícios de um cartão precisam ser levados em consideração pelo consumidor.
— Caso faça muitas viagens, por exemplo, o indivíduo pode adquirir aqueles que ofereçam salas VIP em aeroportos — recomenda o especialista.
Segundo dados da Visa, 45% dos portadores de cartões utilizaram áreas exclusivas em terminais aéreos, sendo o benefício mais usado. Se, em 2023, os clientes tivessem pago pelas 15 vantagens oferecidas pelos cartões de bandeira Visa, o valor total de gastos seria de R$ 1,8 bilhão.
O diretor de dados da Visa, Valter Andrade, esclarece que os benefícios estão relacionados ao valor da anuidade:
— A anuidade está atrelada aos benefícios. Os cartões com as maiores anuidades tendem a ter mais vantagens.
Pierre Souza, professor de finanças da FGV, discorda:
— O consumidor tem valor para o banco pagando anuidade ou não. Dá para usar a lógica do shopping, em que se vai a várias lojas para comprar o produto mais em conta. Com o cartão é a mesma coisa, o ideal é avaliar quais oferecem melhores benefícios, com anuidade mais baixa.
Em julho, os cartões de crédito foram a principal razão de endividamento (28,4% das dívidas) para os mais de 72,6 milhões de inadimplentes no Brasil, diz a Serasa.
— Ser um bom pagador é um diferencial em um país com tanta inadimplência. Isso dá mais poder de barganha na hora de negociar a anuidade — esclarece Souza.
Sete em cada dez
De acordo com a pesquisa da consultoria estratégica Bain & Company de 2024, 70% dos clientes utilizam como cartão principal aquele que oferece o maior limite de crédito.
Em contraste, 30% optam por um cartão com limite inferior.
As principais razões para a contratação de cartões incluem a disponibilidade de crédito (34%), tarifas e anuidades mais baratas (29%) e recomendações (22%).
Já os motivos mais comuns para o cancelamento são limites de crédito baixos (23%) e tarifas altas (21%).
Outros fatores relevantes são mudanças de emprego e promoções especiais na contratação.
As melhores estratégias na hora de escolher
Limite ideal
O limite do cartão deve chegar a, no máximo, 40% dos seus rendimentos. É recomendável ainda deixar 30% do salário para as despesas que não podem ser pagas no crédito e 20% para investimentos.
Os 10% restantes devem ser reservados a gastos do dia a dia.
De olho nos benefícios
Seguro médico, locação de veículos, proteção para bagagens, acesso a salas VIP, acesso a uma fila de segurança diferenciada para realização de procedimentos de inspeção e segurança no aeroporto e programas de recompensa. Esses são alguns dos benefícios que devem ser levados em consideração na hora de escolher o cartão de crédito.
Fonte: Extra Economia