Lista de quem vai receber o 3° lote da restituição do IR será revelada pela Receita quarta-feira (24)

Saiba tudo sobre o 3º lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2024: calendário, consulta e pagamento

Na próxima quarta-feira (24), a Receita Federal irá liberar a consulta ao 3º lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2024. Os lotes de restituição são liberados mensalmente, de maio a setembro, conforme o cronograma da Receita Federal. As datas exatas variam de acordo com a ordem de entrega da declaração e a prioridade legal.

Dessa forma, o próximo lote de restituição do Imposto de Renda está programado para ser pago no dia 31 de julho. Assim, para muitos contribuintes, a restituição do Imposto de Renda representa um alívio financeiro, possibilitando o pagamento de dívidas, investimentos ou despesas familiares.

Como consultar a restituição do IR

Portanto, se você está ansioso para saber quanto e quando receberá a sua restituição, o processo de consulta é simples e rápido. Primeiramente, os contribuintes devem acessar o site oficial da Receita Federal e selecionar a opção “Iniciar”. Será necessário fornecer o CPF e a data de nascimento para prosseguir.

Após a consulta, caso o pagamento ainda não tenha sido efetuado, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Além disso, é importante ressaltar que se, por algum motivo, o depósito não ocorrer dentro deste prazo, o contribuinte pode reagendar o crédito ou solicitar a restituição não resgatada por meio do Portal e-CAC.

Calendário de pagamento

Assim, confira o calendário de liberação dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2024:

Trending:

Americanas acha solução com ‘gaiolas’ para acelerar logística da empresa

  • 1° lote: 31 de maio;
  • 2° lote: 28 de junho;
  • 3° lote: 31 de julho;
  • 4° lote: 30 de agosto;
  • 5° lote: 30 de setembro.

Enfim, tem prioridade no pagamento idosos acima de 80 anos, contribuintes que possuem entre 60 e 79 anos, aqueles com alguma deficiência ou portadores de doença grave e professores cuja renda principal seja proveniente do magistério. Além disso, aqueles que escolheram receber a restituição via Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida também têm prioridade.

Fonte: Seu Crédito Digital